Exercício Físico em Pandemia

  • By Francisco Loureiro
  • 16 Abril 2020

Introdução

Pensamos num blog criado para a nossa comunidade. Queremos partilhar a nossa visão da importância do exercício na sociedade. Trabalhamos para uma comunidade informada e atualizada.


1. Exercício Físico em Quarentena

Nada mais pertinente para o primeiro artigo de opinião, do que falar de exercício físico em tempos de quarentena. Ficando desta forma registado, este trágico momento, para mais tarde recordar… Mas otimismo e perseverança é o que nos cabe ter para combater todo este cenário de “guerra”.

Como todos sabemos, fomos assolados por uma pandemia devastadora que atingiu todos os continentes sem escolher classe social ou raça. Para os humanos o mundo parou! Estados de emergência foram decretados, com quarentenas obrigatórias e com o slogan “Fica em casa”. O teletrabalho ganha maior expressão, algumas das profissões adaptam-se, mas grande parte, jamais imaginaria ter de recorrer a esta ferramenta para sobreviver. Assim, diversos profissionais de diferentes áreas, vêm-se obrigados ao confinamento e trabalho nos seus lares, juntamente com o cuidar dos filhos e das tarefas domésticas. Um sedentarismo imposto, pelo bem da saúde pública. Diria eu, algo contraproducente, mas um mal menor. Se a maioria da população já sofria de sedentarismo, agora restringida aos seus lares, os níveis de ansiedade como os défices físicos ganham maior preponderância. Nem uma caminhada, uma pequena corrida, uma ida ao ginásio, deslocações ao trabalho ou às compras. Parados! Porque, quem já era sedentário, ficou ainda mais e quem não era passou a ser! Neste contexto, o exercício começa a ganhar uma preponderância maior, aquela pequena minoria de 6% de portugueses que praticavam alguma atividade física, estão sedentos por mexer, quanto à outra grande fatia, acredito que, pelo menos, uma pequena percentagem, agora com mais tempo, dê a si a oportunidade, de experimentar qualquer coisita!

O exercício possui grandes benefícios para a saúde e temos vários estudos a corroborar. Não somente benefícios físicos, que são importantes claro, para uma melhor autonomia, resposta às demandas diárias, auto-estima e performance, mas também um benefício químico, com a produção e libertação de hormonas, associadas ao prazer, que não as vemos, mas que lá estão e que contrariam a tendência que uma quarentena provoca, como, fadiga mental, alterações de humor, oscilações de felicidade, etc.

Ora, se o exercício físico numa situação dita normal teria a sua importância, num estado pandémico ganha relevo e eminência. Por isso, mexer torna-se imperativo para não perdermos capacidades físicas nem a nossa estabilidade emocional. Queremos que todos se mexam, mas bem! Porque defendemos esta ideia?

Porque numa quarentena onde todos estamos em casa, os alunos recorrem a vídeos, aulas, exercícios, planos, mas todos eles online. E qual a preocupação em mexer, mas bem? Porque quem está do outro lado a passar toda uma aula, na sua maioria não conhece realmente os seus recetores da mensagem! Mexer bem pressupõe que o aluno conheça as suas limitações, as suas necessidades e quais os seus objetivos, mas também o emissor. Porque quem passa conteúdo online estará limitado por uma barreira, com falta de avaliação in loco! Por isso questionamos, será que aquela aula está adaptada a si? Será que a vídeo-aula tem informação para os cuidados a ter? Quem dá a aula conhece as suas limitações? Acima de tudo, não deve ser o aluno a vergar perante o exercício, mas sim o que é exigido, deve estar enquadrado com as capacidades do aluno. Respeitando o princípio da individualidade.

Por estas razões, o Kinetic, tal como outras empresas, teve de se adaptar e entrar no mundo online. Assim, oferecemos aos nossos alunos o online training, aulas construídas exclusivamente para a nossa comunidade, da qual conhecemos as suas particularidades, dando espaço para alguma monitorização, evitando “agredir” a biologia de cada aluno.

Percebamos que o sedentarismo não é opção! Associado a este problema estão as doenças cardiovasculares, diabetes, depressão, falência do sistema imunitário, que todas somadas têm provocado muito mais baixas que qualquer pandemia. Portanto, mexa-se, de preferência bem!


Saudações Desportivas, Francisco Loureiro

Comece hoje!

Beneficie de condições especiais.

CONTACTE-NOS